Páginas

7 de fevereiro de 2011

CABECEIRAS DE CAMA COM PAINEL

A utilização de painéis na cabeceira de cama está cada vez mais constante nos projetos de interior. 
Super decorativos, criam efeitos belíssimos e além disso é um ótimo recurso para aproveitamento de espaço, principalmente hoje com os quartos cada vez menores. Neste caso o ideal é optar por um colchão tipo box, que não precisa da estrutura da cama, pois assim ganha mais espaço ainda!
Também podem ser usados juntamente com camas que já possuem cabeceiras.
Em marcenaria, gesso, espelho, estofadas...enfim..mil e uma opções! 
Garimpamos algumas boas idéias de como usar e abusar!!!
Neste post, apenas quartos de casal. Logo logo faremos um para quartos de solteiro!
Aqui duas opções de painéis com nichos, o que é uma ótima solução para pouco espaço. O nicho pode substituir a mesinha lateral e fica um charme!! Com 20 cm de profundidade já se consegue um bom resultado. E os quadros e arranjos apoiados deram aquele toque!
A divisão nos painéis com peuqenos sulcos, criou a possibilidade de se usar a iluminação indireta por cima da cabeceira. O superior conta com nichos de pouca profundidade iluminados e que apoiam os quadrinhos. E reparem no contraste: os painéis são brancos e os criados suspensos em madeira escura. 
A cor mais escurinha na perede deixou o ambiente bem aconchegante.
Toda a parede foi revestida com o painel em lâmina escura e na frente um outro painel alto e estofado, em tom claro,faz a vez da cabeceira da cama. Nas laterais, arandelas com luz indireta foram instaladas, o que valorizou e muito a composição.
Aqui uma composição de painel e cama com cabeceira. Um painel com sulcos verticais (que pode ser feito de gesso ou marcenaria!) foi instalado em toda a parede da cama (com cabeceira estofada)  e um espelho foi acrescentado por cima do painel, extamente na posição da cama. De um lado uma pequena pendente sobre o criado e do outro um abajour.
O painel de madeira (perece ser painel teca!!!) forra toda parede e na posição da cama sobe um outro painel branco até o teto com as laterais iluminadas, o que por sua vez valorizou o fundo em teca!
Um pequeno desnível na parede demarca a posição da cama e nele foi instalado um painel branco todo quadriculado com pequenos sulcos. Essa opção pode ser executada em gesso ou marcenaira. O detalhe ficou por conta das duas luminárias pendentes sobre os criados. Simples e bonito!
Que tal um painel todo estofado!? foi instalado em toda extensão da parede mas vai até um pouco acima da altura do colchão. E olha que charme: um quadro na parede e outro apoiado no painel! Revista DCasa 37.
Outra opção de painel cobrindo toda a parede na horizontal mas passando apenas um pouco da latura do colchão. E acima do painel um papel de parede listrado complementou o visual!
Painel com três acabamentos: Estofado em gomos no meio, espelhos nas laterais e molduras e base em madeira laqueada branca. Projeto de Vivian coser.
Ficou um Charme !!!

5 comentários:

  1. Meninas,
    fora o couro, qual material vocês indicam para cabeceiras estofadas?
    Estou querendo fazer aqui em casa e queria usar o 'linho', mas penso na manutenção disso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Carol!!!
    Olha, de preferência uma material de fácil manutenção, pois aqui temos muita maresia e junto a isso o belíssimo pó de minério. O linho e a camurça são bem resistentes e você pode impermeabilizar, o que também facilita a manutenção. Uma boa opção seria a seda sintética, é bem fácil de limpar. Procure por tecidos que sejam fáceis de aspirar e limpar. E não se esqueça do conforto. Tecidos que não tem um toque macio não são indicados. Já vi também cabeceiras com capas. Só tirar e lavar. E ficam uma graça!

    Espero ter ajudado!
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, meninas!
    A camurça é um luxo, vamso ver o que eu faço!
    Beijao

    ResponderExcluir
  4. As cabeceiras de cama do blog esta lindas, as cabeceiras deixam os quartos mais charmosos e aconchegantes mas é difícil encontrar uma interessante, uma dica são as cabeceiras da Artezanal, elas são maravilhosas, o site deles é http://www.artezanalnet.com.br/Artezanal/Cabeceiras.htm , vale a pena dar uma olhadinha.

    ResponderExcluir