Páginas

13 de abril de 2011

CORREDORES...COMO APROVEITAR?


Muitas pessoas ficam naquela dúvida se realmente é necessário decorar e  aproveitar o espaço da circulação. Claro que é!!!!! Não é porque é um espaço de passagem que não podemos valorizar com muito charme não é!!?? E além de tudo podem ser também funcionais!!
Bom, quando é muuuuuuuito estreito, o ideal é valorizar com uma boa iluminação (iluminação indireta e balisadores são ótimos aliados!!), papel de parede, espelhos (que ampliam e criam efeitos maravilhosos!!), quadros, fotos de família, viagens, enfim...criar um espaço bem gostoso, mas nada que ocupe o espaço da circulação.
Quando temos um espaço um pouco maior, mais largo, ou com nichos, já podemos aproveitar com outras propostas, acrescentando mobiliário, um cantinho para home office, um armário para roupas de cama ( ou outra função ), claro que aproveitando também as dicas já citadas acima!!!! Separamos algumas boas idéias para decorar!!
Esses dois corredores tem a mesma proposta: uma prateleira para acomodar quadros e obejtos decorativos, piso de madeira e uma passadeira listrada oçupando toda extensão. Na primeira foto, um complemento com tapetes redondos e um aparador no final com outros objetos. Na segunda duas arandelas valorizam e criam uma iluminação difusa. Detalhe importante: o ideal são prateleiras com pouca profundidade, para não atrapalhar o espaço da circulação.
Essas duas propostas já mostram opções para corredores mais estreitos, onde não entram mobiliários. na primeira foto uma iluminação indireta com rasgos no gesso fizeram todo o diferencial! E para complementar balisadores na parede próximos ao rodapé. Na segunda foto vários spots foram instalados de um dos lados, no alto bem próximo ao teto criando esse efeito de linhas de luz. Muito lindo!
Aqui uma opção com uma estante para livros, porta retrato e objetos. Na segunda foto um móvel bem estreito e na parede vários quadros com fotos, o que cria um espaço mais íntimo.
Esse é AG2 interiores!!  Aqui uma proposta para corredor estreito. Porém existiam nicho na alvenaria, o que possibilitou a instalãção de armários com portas de correr e  detalhes de espelho para dar sensação de amplitude e não sufocar o espaço que é bem comprido. Neles, guarda-se desde roupas de cama até cristais e louças da moradora. Uma bela paginação de piso valorizou e demarcou bem o corredor e no teto, uma iluminçaõ indireta desce no rasgo do lado direito, mais utilizado á noite, pois de dia as clarabóias iluminam COMPLETAMENTE o corredor, como vocês podem ver!! PS: ainda faltam os adornos!! Mas já dá pra ver como ficou!
Na primeira foto temos a valorização com painéis de madeira incorporando uma porta de correr e iluminação. E na segunda, cestos de vime, aparador com Abajour e espelho, tapete passadeira. Reparem que a parede tem uma cor mais escurinha criando um ambiente bem aconchegante! 
Outra opção com mobiliário e prateleiras para quadros e fotos.
Um grande painel com uma única foto ocupa um lado todo do corredor. Particularmente não acho muito viável, pois grandes imagens precisam de espaço para ser bem visualizadas, e corredor não acredito que seja uma boa opção.  É o mesmo caso de Tvs grandes para pequenos espaços.

PS: este post foi uma sugestão da leitora e amiga arquiteta Lidiane Espindula!


                                                                              Fonte: Casa.abril - Google imagens - revista MiCasa

7 comentários:

  1. Post sensacional! Sempre ficamos pensando o que fazer em corredores, principalmente quando são estreitos e longos. Ótimas dicas, Aline!

    ResponderExcluir
  2. Estas ideias para decorar o corredor são sempre úteis, né? E as pessoas sempre têm várias dúvidas em relação a isso :)
    Achei bem bacana as referências!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ei meninas!!
    Que bom que gostaram!!! Corredor é sempre uma surpresa!! Basta ter criatividade né?
    Bjocas e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  4. Amei o corredor que vcs fizeram com a paginação de piso super fashion... rsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns... sou apaixonada por fotos, principalmentes das minhas filhas.
    Meu corredor vai ficar mais bonito.
    Amei a idéia!!
    Malu Marques

    ResponderExcluir
  6. Olá Malu! Seja bem vinda ao Blog!
    Fotos realmente são muito especiais...principalmente quando tem uma história...e de filhos então..nem se fala!! Eo corredor é um ótimo local para aproveitá-las!
    Abraços e volte sempre!

    Aline Schueller

    ResponderExcluir