Páginas

27 de abril de 2011

NOVIDADE!!!!!

Queridos leitores! !!!!
A partir dessa semana, teremos a "participação mais que especial" da nossa querida amiga e também arquiteta Eliana Haese no blog!!! E pra começar essa parceria, que tal um post sobre o sistema de Portas Pivotantes!!!??? 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PORTAS PIVOTANTES
Eliana Haese AG2interiores 

Quem ainda não notou a presença, cada vez mais marcante, das elegantes portas pivotantes nas entradas de muitas residências e apartamentos? Elas tem se tornado sonho de consumo de muita gente... e vamos concordar... são mesmo um charme! Muitos acham que as portas pivotantes são novidade em nosso mercado, mas elas existem há muitas décadas e são utilizadas no Brasil há pelo menos 20 anos.
Seu funcionamento é simples e bastante similar a porta de abrir, mas não utiliza a tradicional dobradiça. Sua folha gira em um eixo (pino) vertical, o que proporciona alguns diferenciasi como economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e além disso podemos utilizar portas maiores e mais pesadas. Geralmente são feitas sob encomenda e de diferentes materiais, como madeira, metal, vidro.  Com isso, tornam-se peças bem personalizadas!! A única observação a ser feita é a questão da vedação, pois assim como a porta de correr, não tem uma capacidade de vedação como uma porta com sistema de dobradiça. 
Para ser instalada, o eixo vertical deve estar a uma distância tal do batente, que sobre 90cm para a abertura da porta. Esta é considerada uma abertura mínima, mas ultimamente temos visto bem mais que isso. Quanto maior a porta, mais imponente!!!

Detalhe importante: 
A estrutura da porta deve ser beeeeeem reforçada! Pois devido ao tamanho e peso, pode acontecer de a porta empenar...
Como funciona:
O conjunto 1 do sistema de pivotantes para porta é o mecanismo que vai aguentar o peso da porta, devido ao rolamento que é feito para girar suportando o peso. O conjunto 2  é a parte que vai em cima na porta, ele é feito para servir como uma guia, um pivô,  para que a porta fique alinhada e gire tranquilamente!
Na primeira foto a porta e o piso são de madeira. Para complementar a composição da fachada, parede com revestimento canjiquinha. Na segunda, a porta em MDF laqueada de branco mede 1.40m de largura. Reparem no puxador: uma cava recortada cujo fundo ganhou revestimento de cumaru!! E nas paredes ripas de cumaru que vão desde a parte externa até internamente na casa. Muito legal a integração!
Porta em ripas largas de madeira. Observem que neste caso, a altura da porta acompanha o pé direito total da Sala de Estar!! Ao lado a porta foi revestida em pastilha de vidro e para finalizar um belo puxador em aço inox polido. Lindo!!
A Sala de Estar recebe iluminação natural através das portas em madeira laqueada com venezianas e além disso serve para separar ambientes.
Outra opção para isolar e integrar os ambientes. 
Quando fechadas dão a idéia de um grande painel.
Aqui uma opção com as estruturas de apoio em perfis metálicos e painéis laterais de vidro. A porta em finas ripas de madeira com um pequeno espaço entre elas.
Uma estrutura toda de madeira abriga um painel de vidro na lateral e a porta. 
Uma arandela foi instalada na coluna central e dá um charme na composição. 
Uma opção naquele estilo de fechamento de varandas: várias folhas que quando abertas  podem ser  agrupadas no canto, liberando toda a passagem. Portas em madeira laqueadas de branco com detalhes em rebaixos.
Porta de apartamento em madeira laqueada branca com detalhes em desníveis horizontais.
Olha que legal!!! Uma proposta de porta, estante e vitrine ao mesmo tempo!! Isso porque são nada mais e nada menos do que as portas de entrada da Livraria da Vila em São Paulo.  As portas em madeira na cor preta, tem uma espessura mais larga (deve ter uns 20 cm) e para valorizar os produtos expostos uma iluminação interna embutida. Adoramos!!!!!


Já mostramos sobre portas pivotantes nesse post aqui!!

Fonte: Casa.abril - Casaeimoveis.uol - Ideais da Mary - Revistacasaejardim - Bistrocultural



Um comentário:

  1. estou iniciando minha construção e sonhando muito, adorei seu blog vou vir buscar suas dicas ,estou te seguindo.
    http://construindodaestacazero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir