Páginas

29 de dezembro de 2010

MUSEU DO AMANHÃ

Santiago Calatrava

Está sendo construído, na cidade do Rio de Janeiro, no Píer Mauá, o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O museu ocupará uma área de 12,5 mil m² e faz parte do plano de revitalização da zona portuária da cidade. A maquete do projeto produzida em Zurique na Suíça, onde funciona um dos escritórios de Calatrava, mostra detalhes do prédio e reproduz o movimento das enormes estruturas de captação de energia solar (o sistema muda de posição ao longo do dia).
“O projeto prevê um museu totalmente autossuficiente. E vamos usar somente materiais recicláveis na construção”, frisou Calatrava.
“O visitante não vai apenas apreciar o museu. Ele também vai ter a experiência da luz, da vida, da natureza”, ressaltou o arquiteto, para explicar que o projeto vai permitir a reflexão da luz solar para parte interna do piso inferior do Museu do Amanhã.
Considerado um dos grandes profissionais do mundo em sua área, eleito em 2005 pela revista americana Time como uma das cem pessoas mais influentes do planeta, Santiago Calatrava também se mostrou apaixonado pela cidade do Rio de Janeiro. O projeto do Museu do Amanhã foi feito para se integrar totalmente à paisagem do entorno Píer Mauá, que inclui a Baía de Guanabara, o Morro da Conceição e o Mosteiro de São Bento.
 “Do interior do museu, o público vai poder contemplar, entre outras paisagens, o Dedo de Deus”, destacou Calatrava, referindo-se à montanha símbolo da cidade de Teresópolis, localizada a cerca de 90 quilômetros do Centro do Rio, na Região Serrana.
A maquete do Museu do Amanhã e mais 14 desenhos técnicos e perspectivas do projetopode ser vista de perto em uma exposição inaugurada na quarta-feira (15/12)  no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em Botafogo, no Rio de Janeiro. O museu está previsto ser inaugurado no segundo semestre de 2012.
uma vista do Píer Mauá, local onde está sendo construído o museu.
Vale a pena Conferir!!!!!!!!!!!

Fontes:
g1.globo.com
casaeimoveis.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário