Páginas

18 de dezembro de 2010

COZINHAS INTEGRADAS

Cada vez mais as pessoas vem buscando a volta ao lar, o aconchego de casa, seja pela busca da segurança, tranquilidade, a fuga do trânsito...Com essa nova configuração, a cozinha que antes era vista como um espaço separado, de serviço, passou a ser local de gostosas reuniões familiares e de momentos descontraídos com amigos!!!
Com os espaços cada vez mais reduzidos, cozinhas integradas com as salas, copa, são cada vez mais comuns na distribuição dos novos apartamentos. E em espaços pequenos, quanto menos paredes melhor!! Mas não se engane, nem só em espaços pequenos encontramos essa características. Ambientes mais amplos também vem sendo bem aproveitados para este fim.
Os revestimentos estão cada vez mais fáceis de limpar e manusear, com isso os principais impecilhos de se ter uma cozinha aberta, que é a fumaça e a gordura, começam a ser colocados de lado.  Os eletrodomésticos com acabamento em aço inox vem para completar essa praticidade.
Lembre-se de que em ambientes integrados, o mobiliário deve de alguma maneira, estar em sintonia!!!!
Selecionei aqui alguns bons exemplos do resultado dessa integração de ambientes.
Confiram!!!!
Um bom exemplo de integração copa/cozinha com bancada central onde se localiza o fogão e coifa de ilha e daí sai a mesa da copa com tampo em vidro e base de aço inox. As poltroninhas redondas criam o diferencial e complementam perfeitamente esse visual.
Uma bancada em formato "U" toda em madeira cria uma forma de delimitação dos espaços sem perder a integração. As cadeiras em acrílico e base inox ficaram um charme e deram leveza ao ambiente.
Um bom exemplo de aproveitamento de pequenos espaços. A bancada que divide os ambientes  foi prolongada até a TV criando uma integridade nos ambientes.(As cadeiras PHANTON brancas ficaram lindas nessa composição!!!).
 O piso contínuo e os tons claros dão a sensação de amplitude. reparem no móvel todo forrado em espelho abaixo do prolongamento da bancada. Praticamente camuflado sem pesar no visual!
A cor ficou por conta do tapete pink!
 Aqui um exemplo de que nem sempre é preciso uma bancada delimitando os espaços. Apenas uma parede que abriga o móvel da tv cria essa delimitação dos espaços, deixando toda a circulação bem livre.
Ameeeeeeeeeeeei!!!
A cozinha toda preta com vidro e alumínio ficou um luxo juntamente com essa mesa branca e cadeiras de estruturas bem leves pretas. A madeira pontuada em alguns detalhes deram uma aquecida no ambiente.
 Reparem que o que delimita os espaços é um móvel baixo vazado que se une a mesa de jantar.
O jogo de pequenas luminárias ficou lindo lindo!! Projeto de Fernanda Marques.
Um balcão alto divide os ambientes. Do lado do jantar acomoda duas banquetas altas e do lado da cozinha esconde um outro balcão de menor altura que acomoda o fogão cooktop e a coifa de ilha. Uma ótima idéia para disfarçar os eletros! Projeto de Débora Roig.
Aqui uma ótima idéia pra quem não tem muito espaço pára acomodar vários lugares. Crie uma bancada divisória alta e por baixo dela insira uma outra bancada com rodízios, que quando necessário pode ser puxada. Nabancada lata utilize abncos altos e na baixa, cadeiras mais baixas. E não precisam ser iguais!!!
Um amplo espaço também pode ser integrado!!!
Uma grande mesa integra os ambientes!!
Nesse projeto a integração dos ambientes se dá principalmente através do piso contínuo de marmorite.
Projeto de Antonio Claudio de Souza Leite, Felipe Lobão Rudge e Flávia Martins.
Uma porta de correr de madeira laqueada faz a delimitação dos espaços de cozinha e sala de jantar. Dependendo da ocasião pode ser fechada ou aberta, isolando ou integrando os ambientes. 
Projeto de Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes.

Fontes:
casa.abril.com.br
Google Images

2 comentários:

  1. Eu com uma dessas cozinhas, virava dozméstica na hora... lindas demais!

    ResponderExcluir
  2. sonho de qualquer mulher parabens com uma cozinha desta nem saia de casa

    ResponderExcluir