Páginas

9 de setembro de 2010

OSCAR NIEMEYER
103 anos de arquitetura

Perto de completar 103 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer continua realizando grandes obras pelo mundo afora. E isso para nós, arquitetos, e principalmente brasileiros é sempre motivo de muito orgulho. 
O primeiro empreemdimento do arquiteto em terras espanholas, está na reta final de construção. Situado em Avilés, Principado de Astúrias, na Espanha, o projeto do Centro Cultural foi doado pelo arquiteto à Fundação Príncipe de Astúrias como uma forma de agradecimento ao prêmio recebido da instituição em 1989. 
Com uma área construída de 14,3 mil m², o empreendimento é composto por um auditório com capacidade para 900 espectadores, um espaço de exposição de cerca de 4 mil m², um mirante e um edifício polivalente que abrigará cinema, salas de ensaio, de reuniões e de conferências, entre outros espaços da administração. No exterior, há uma praça central para espetáculos e atividades ao ar livre.
Para não deixar os dois prédios "soltos no terreno", o arquiteto projetou uma passarela para interligar o auditório e o museu. O auditório foi projetado como um palco aberto para a praça. 
Assim, tanto as pessoas que estão sentadas na plateia, como quem está do lado de fora do prédio consegue assistir às apresentações.


Embora com conclusão prevista para o fim deste ano, o complexo deve ser aberto ao público em fevereiro de 2011, segundo informações do escritório do arquiteto. 

Este projeto vai fortalecer a candidatura conjunta das cidades espanholas de OviedoGijón e Avilês para ser a Capital Cultural Europeia em 2016.





parte do palco que poderá ser aberta (vermelho)
passarela que ligará o museu ao auditório

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário