Páginas

7 de junho de 2010

DESIGN QUE NÃO SAI DE MODA....

As cadeiras ícones de design são desejo de consumo de qualquer um. Totalmente atemporais, atravessam décadas e continuam sendo objeto de luxo, charme e sofisticação. Vamos rever aqui algumas assinadas por grandes nomes do design.
CHARLES EAMES : projetada pelo casal de designers norte-americanos Charles e Ray Eames, em 1956 e 1957. Eram originalmente construídas com madeira jacarandá e tapeçarias de espuma e plumas, revestidas por couro preto. Racionais, sóbrias, de aconchego e beleza inquestionáveis é uma combinação perfeita da madeira encurvada e do couro. 
SWAN: desenhada em 1958 pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen para o SAS Royal Hotel em Copenhague (Dinamarca) se tornou um ícone da história do design. É uma das cadeiras mais famosas do mundo que nos anos 50 representou uma inovação tecnológica.
EGG: desenhada por Arne Jacobsen, em 1958. Assento estofado e base de metal foi projetada juntamente com a poltrona SWAN, para compor o mobiliário do Royal Hotel SAS, de Copenhagem (Dinamarca). Em comemoração aos 50 anos da Egg, Arne Jacobsen decidiu comemorar produzindo e vendendo as “Golden Egg”. São 999 unidades numeradas feitas em ultrasuede e couro na cor chocolate. Em cada poltrona, um pequeno texto conta a sua história.



BARCELONA: desenhada por dois arquitetos da Bauhaus, Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich, para Exposição Internacional de 1929, em Barcelona, Espanha. Considerada como um dos grandes marcos do design do século 20. Curiosidade: foi desenhada para ser o trono da realeza Espanhola na exposição.
ANT: (cadeira formiga) criada em 1952 por Arne Jacobsen, se tornou um dos maiores clássicos do design além de uma das cadeiras mais vendidas na atualidade. Surpreendeu por possuir apenas 3 pernas. Foi projetada para uso na cantina da empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. 

PANTON: criada por Verner Panton em 1959. Foi o primeiro designer a criar uma cadeira usando uma única peça de plástico moldada. Um dos primeiros exemplares pertence ao Museu de Arte Moderna, em Nova York. Hoje a VITRA (fabricante a Panton) já produz inclusive a versão Kids.

2 comentários: