Páginas

23 de fevereiro de 2011

DICA DO DIA

COMO ARRUMAR A MESA
Essa dica é pra quem faz aquela famosa confusão: "de que lado coloco a faca...e o garfo??? esse garfo é pra que??? Adoro ver uma mesa toda arrumada!! Claro que com a essa vida moderna e agitada que agente tem, são poucas as ocasiões em que podemos desfrutar de momentos assim, todos juntos à mesa, com a mesa arrumadinha... Isso acontece mais quando pintam aqueles eventos, sejam eles formais ou informais. Mas fala a verdade... uma mesa bem posta, faz toda a diferença na refeição, não faz!!??? Achei algumas dicas bem úteis nas minhas pesquisas pela net (imagina agente sem ela!!!).

Formal
Claro que nem sempre vamos precisar de tudo...Dependendo do que for ser servido, você pode eliminar o que não for utilizar. Por exemplo: se for servir apenas carne vermelha não precisa colocar os talheres de peixe. E o mesmo vale para as taças de vinho e champagne. Só coloque na mesa aquilo que vai ser utilizado. 
Dica: Todos os talheres devem ser colocados na ordem de uso que será servido. Comece sempre de fora para dentro. Além disso as facas devem ficar com a serra pra dentro, apontando para o prato. E guardanapos sempre de tecido heim!!!

Informal
Agora se você prefere receber sem toda aquela formalidade, mais informalmente, pode fazer um serviço à americana. Aquele com um grande mesa de buffet onde todos os pratos do menu estão dispostos nela. É mais prático e ideal para quando você tem um grande número de convidados. E ótimo claro, para quem mora em apartamento e não tem como acomodar todo mundo à mesa!!  Mas não pense que só porque é informal pode ser de qualquer jeito!!! Existem pequenos detalhes que fazem sim a diferença! A regra aqui?? O bom senso...!!! Segue algumas dicas:
- Procure servir pratos que sejam fáceis de partir para facilitar a vida do seu convidado, já que ele não vai estar sentado à mesa. Ou seja, prefira pratos com carne já picada, massas, risotos e aves desossadas.
- Prepare tudo com antecedência pra você não ficar o jantar inteiro na cozinha; esse tipo de serviço permite isso. Use e abuse dos rechauds para manter a comida quentinha e você longe do fogão!!

-A mesa deve estar em local de fácil acesso de preferência de forma que os convidados possam circular ao redor dela. Se não for possível deixe encostada na parede, e arrume tudo de forma bem funcional.
- Pratos, talheres e guardanapos podem ficar numa mesinha à parte ou serem colocados no canto da mesa buffet.  Há ainda a opção de colocar os pratos numa ponta e os talheres e guardanapos na outra.
- Procure agrupar sempre os pratos quentes e os frios.

         No mais, capriche nas louças, nas taças, copos, talheres e claro...na decoração!!!!!!!!!


Fontes: familiacraft - opimenteiro - almocoejantar - googleimagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário