Páginas

21 de julho de 2010

HOME OFFICE

....................................................................................................
"Nas últimas décadas, as dificuldades de deslocamento e a preocupação com a segurança, estão levando a população das grandes cidades, a um estilo de vida cada vez mais introspectivo. Depois de trabalhar durante todo o dia, principalmente, nos grandes centros urbanos, boa parte das pessoas sentiu a necessidade do sossego, do conforto, do descanso e consequentemente de fugir do estresse, da violência, do trânsito, do tumulto. Com isso verifica-se cada vez mais a volta do trabalho e do lazer para o espaço da moradia.(...)
A inserção dos meios de telecomunicação e a entrada definitiva da Internet no espaço privado da habitação podem ser considerados fatores importantes de requalificação do espaço doméstico. Com essas facilidades, permitindo essa troca imediata de informações, através de computadores e outros meios de telecomunicação, alguns conceitos como o home office, passam a ser inseridos no interior das residências e fazer parte desse novo estilo de vida."
(trecho retirado do meu Trabalho de Graduação de Arquitetura e Urbanismo em 2008: Espaços Flexíveis no Habitar Contemporâneo).
...................................................................................................
A tendência de trabalhar em casa se tornou uma realidade. Hoje, cada vez mais a casa se transforma num substituto do escritório ou a extensão dele. Então por que não planejar um espaço sofisticado e prático para executar suas tarefas??? 
A seguir confira algumas dicas (casa.abril.com.br) de como organizar um espaço funcional e aconchegante com todo o conforto e livre de improvisos e algumas idéias de ambientes garimpadas na net...e comece a pensar desde já no seu cantinho de trabalho em casa !!!!!


1. Enumere as necessidades
Antes de mais nada, é preciso pensar nas demandas de sua profissão e de seu dia-a-dia. Comece pelo básico e avalie se você vai trabalhar em casa ou utilizar o escritório esporadicamente. E mais: se mora sozinho, se tem filhos pequenos ou se pretende dividir o espaço com colegas e assistentes. Con-sidere também a possibilidade de receber clientes e fornecedores em casa. Essas informações dão subsídio para elaborar um home office adequado ao perfil do morador.
2. Liste os equipamentos
Computador, fax, impressora. De acordo com as tarefas que você irá executar, determine quais acessórios serão imprescindíveis. Com isso é possível dimensionar o espaço necessário para acomodar tudo da melhor maneira possível. Em nome do bem-estar, instale uma linha de telefone exclusiva e planeje um gaveteiro para organizar os papéis. Não se esqueça de uma estante ou de prateleiras para abrigar livros, revistas e material de escritório.
3. Eleja um canto
Falta de espaço não é desculpa. Em 3 m2 é possível instalar uma bancada mínima (50 cm de profundidade e 90 cm de comprimento), estante, prateleiras e gaveteiro sob medida. Mas, se você trabalha em casa muitas horas por dia, o ideal é ter um ambiente exclusivo, que pode ser uma edícula ou um quarto isolado. Seja qual for a escolha, verifique a parte elétrica, pois você vai precisar de tomadas e pontos para telefone e conexão de banda larga.
4. De olho na postura
Um mobiliário adequado evita doenças ocupacionais, como a LER (lesão por esforço repetitivo). A altura ideal da bancada varia entre 75 e 80 cm, enquanto mouse e teclado vêm logo abaixo de 65 a 70 cm de altura. Para evitar movimentos repetitivos do pescoço, alinhe o monitor na altura dos o-lhos. O encosto da cadeira deve ter uma altura que atinja a escápula (o osso que forma as duas asas laterais das costas). E mais: a posição correta de sentar forma ângulos de 90º entre tronco e antebraços, tronco e pernas, coxas e parte inferior das pernas e entre tornozelos e pés. 

5. Luz na dose certa 
Economize energia, contando com uma janela ampla. Porém evite instalar a bancada do computador contra a abertura, pois o reflexo da luz no monitor é prejudicial. Mesmo com uma boa luminosidade, o ambiente deve contar com uma luz artificial geral e homogênea somada a uma iluminação pontual na mesa. O foco deve ser perpendicular (para não ofuscar a visão), vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros para não fazer sombra sobre o papel.
6. Decoração simples
Fuja dos excessos e restrinja sua mesa ao que é indispensável. Uma boa opção é instalar um painel magnético acima da bancada para lembretes e recados importantes, evitando papel espalhado pela bancada ou atulhando gavetas. Para compor o ambiente, adote persianas, que têm lâminas de fácil limpeza, mas podem escurecer o ambiente. Já as cortinas de tecido fluido não comprometem a iluminação, porém exigem lavagens freqüentes.
7. Acabamentos práticos
Escolha materiais de aparência leve e fáceis de limpar, como laminado melamínico no tampo da bancada. Cores claras nas paredes e nos móveis dão a sensação de conforto visual e não tornam o ambiente cansativo. No piso, além da aconchegante madeira, laminados e cerâmicas de alta resistência facilitam a manutenção. 
8. Fiação camuflada
Uma opção é uma bancada sob medida com fundo falso. Outra alternativa é providenciar um painel falso cobrindo parte da parede atrás da estação de trabalho. Reúna duas ou três tomadas numa só parede para evitar fios por todos os lados e instale-as logo abaixo do tampo da bancada.
9. Móveis na medida
Outrora pesados e sem graça, os móveis de escritório ganharam agilidade e bom desenho. Na hora dacompra, escolha entre as peças próprias para escritório por serem ergonômicas e de fácil manutenção. Mesas com desenho em C ou L para evitar deslocamentos na cadeira e bordas arredondadas não machucam o corpo, e tampos com superfícies opacas evitam que a luz se reflita.
Dica importante!!!! No caso de se utilizar o computador esporadicamente, pode-se especificar apenas a mesa (sem bandeja para teclado) e cadeiras sem braço (como veremos em várias idéias abaixo), mas lembre-se que, para aqueles que utilizarão o espaço com maior frequência é necessário seguir as regrinhas de ergonomia citadas para evitar problemas futuros!

Projeto de Fernanda Mancini e Anderson Macedo.
Mostra Morar mais por Menos 2007.
Pequenos espaços pedem versatilidade no mobiliário. Branco e madeira para deixar mais aconchegante. Projeto de Karen Pisacane.
 móveis soltos
aproveitando o pequeno espaço em baixo da escada....bem basiquinho...com poucos móveis e tons neutros: preto e branco
como um closet...com cortininha e tudo!!
mais moderninhos....da BoConcept Urban Design
 clean...e reparem no jogo de quadros e na luminária adesivada na parede....lindo lindo!!!
outro ambiente bem clean...mesa estilo cavalete com tampo de vidro e espaço por baixo para guardar materiais e prateleiras nas bases, ótimas idéias para aproveitamento de espaço...e a cadeira giratória com tecido estampado...um charme!!
uma composição bem enxuta...nicho e mesa em madeira com base em aço inox, cadeira giratoria em couro bege claro e o toque vem para o papel de parede e o rodapé azul!!! Bem inusitado! 
http://freshome.com


3 comentários:

  1. Eu quero um home office desses em casa... amei aquela com a poltrona floral!

    ResponderExcluir
  2. Tbm amei o office floral, alegre e feminino!!! Vcs estão mandando mto bem!!! Parabéns pelo blog! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. aai ta tudo tao lindo.. fica ate dificil se fosse pra escolher!
    rs.. beijos

    ResponderExcluir